SOBRE O PROGRAMA

Asas para Todos é um programa estratégico da ANAC criado para fomentar a diversidade, a inclusão, a capacitação e a formação aeronáutica na aviação civil brasileira. A iniciativa integra o rol de ações do pilar social da Política de Sustentabilidade da Agência e foi idealizada para ampliar a participação de todas as camadas da população no setor da aviação civil. As atividades são direcionadas a estudantes de baixa renda, mulheres, profissionais da área, passageiros e servidores da Agência. Com a união de Governo, setor aéreo, universidades e sociedade, o programa promove um grande pacto pela diversidade e a inclusão social na aviação civil do País.

No pacto governamental, cinco ministérios se uniram à ANAC, por meio da assinatura de um acordo de cooperação técnica, com o compromisso de oferecer oportunidades para quem já está e para quem pretende ingressar no setor da aviação civil. São eles: Ministérios de Portos e Aeroportos, do Turismo, das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania. 

No pacto com o setor aéreo, confirmaram a adesão ao Protocolo de Intenções em prol da inclusão e diversidade: a Aeroportos do Brasil (ABR), a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a Airbus, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a Associação Internacional de Mulheres na Aviação (IAWA, na sigla em inglês), a Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a Embraer, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e a GE Aerospace. 

Com o setor acadêmico, o pacto se realiza em parcerias com três universidades e um instituto federal de educação, ciência e tecnologia: Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal de São Carlos (UFScar), em acordo celebrado pelo MPor; Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Atuando em sinergia com os órgãos governamentais, essas instituições darão subsídios para a efetiva inclusão de mulheres, pessoas de baixa renda e grupos sociais que enfrentam barreiras para ingressar no mercado da aviação civil. Pesquisas, estudos e concessão de bolsas de estudos são alguns dos instrumentos que serão utilizados por esses parceiros.

O Asas para Todos tem vários projetos associados a três subprogramas. Confira a seguir.

    Combater práticas discriminatórias e racistas e promover um ambiente mais respeitoso e inclusivo na aviação civil. Esses são alguns dos objetivos deste subprograma, cujas ações ampliarão a conscientização dos profissionais do setor, aperfeiçoarão a qualidade do atendimento aos passageiros e criarão oportunidades para todas as camadas da população ingressarem como profissionais no mercado do transporte aéreo.

    Este é o pilar que norteia as ações para inspirar meninas e mulheres a fazerem parte da aviação civil. Hoje, no Brasil, apenas 3,2% dos pilotos são mulheres e pouco mais de 10% dos engenheiros do setor são do sexo feminino. A ANAC tem avançado nas iniciativas em prol da equidade no transporte aéreo, com a assinatura de acordos internacionais, e confirma esse compromisso por meio de projetos desenvolvimentos especificamente para esse público.

    Com este subprograma, o objetivo é fortalecer o ensino aeronáutico, garantir mão de obra qualificada e abrir as portas do mercado de trabalho àqueles para quem a aviação ainda é um sonho distante. Por meio de parcerias e ações educativas, a ANAC busca ampliar o acesso à formação profissional no transporte aéreo, democratizar a formação de piloto e preservar a memória histórica do setor.

Visão do Asas para Todos: promover a excelência na aviação civil, fomentando a diversidade, equidade e inclusão para passageiros e profissionais.

  • Assista ao evento de lançamento do programa para toda a sociedade, realizado no dia 3 de abril de 2024, na sede da ANAC, em Brasília (DF), e transmitido pelo YouTube: